Escola Infantil Nossa Senhora de Fátima
Publico alvo: alunos da educação infantil
Período: 15 á 22/08/11
Projeto Folclore
Justificativa
A abordagem do tema parte da necessidade de oportunizar aos alunos o conhecimento de vários elementos da cultura popular e de resgatar os valores culturais, além de ser uma forma de despertar nos alunos o interesse pela leitura e escrita.
O folclore é uma forma de expressão espontânea da cultura popular. É uma herança deixada pelos nossos antepassados e transmitidos para os alunos através de brincadeiras, adivinhas, danças, musicas, lendas, comidas típicas, crenças, etc.
Objetivo geral:
- compreender e valorizar a cultura popular, através de pesquisas e realização de atividades retratando o folclore.
- Desenvolver a linguagem oral e escrita, como também a criatividade.
Objetivos específicos:
- ler, recontar e ilustrar, lendas, parlendas, adivinhas e provérbios;
- pesquisar ervas medicinais, brincadeiras, piadas e receitas mais comuns;
- apresentar cantigas de roda, superstições, etc.
Metodologia:
- atividades relacionadas ao tema proposto;
- pesquisas;
- produções;
- ilustrações...
Cronograma de atividades
v Dia 18/08/08 (segunda) apresentação do projeto para os alunos exploração de texto informativo sobre o folclore, atividades com par lenda. (ver em anexo).
v Dia 19/08/08 (terça) conversa sobre lendas e seus personagens, especialmente a lenda sobre a fundação da nossa cidade, (recontarão) e ilustrações, tarefas com seres folclóricos (ver em anexo), tarefa para casa: pesquisa sobre remédios caseiros e adivinhas.
v Dia 20/08/08 (quarta) campeonato de adivinhas, confecção do mural: remédios caseiros. (campeonato: ver em anexo) tarefa para casa: pesquisar provérbios, cantigas de roda.
v Dia 21/08/08 (quinta) cada grupo apresentará para a turma o resultado final da sua pesquisa, produção de texto (anexo) tarefa para casa pesquisar nomes de comidas típicas, que já não são tão presentes no nosso cardápio.
v Dia 22/08/08 (sexta) culminância do projeto folclore.
Avaliação:
O aluno será avaliado de acordo com o seu desempenho e participação nas atividades no decorrer do projeto.
ANEXOS:
Nenhum comentário:
Postar um comentário